Com a correria do dia a dia, cada vez mais consumimos produtos industrializados e o pior, com agrotóxicos, hormônios, aditivos alimentares e ainda ficamos expostos à poluição, estresse ambiental, uso demasiado de medicamentos, ou seja, cada vez mais expostos aos xenobióticos, substâncias estranhas ao organismo e cada vez mais inseridos na era da inflamação.
A alimentação detox promove a eliminação de toxinas do organismo, sabemos que muitas doenças sérias estão relacionadas ao nível de toxidade, quanto menos inflamado e intoxicado estivermos, mais saúde e bem-estar ganharemos.
Existem alguns alimentos que são imprescindíveis em nossa ingesta diária para o bom funcionamento do nosso organismo. Invista neles:

Água: Alimento primordial, purificante e condutora
Alho: Importante ação anti-inflamatória, melhora as enzimas do fígado e ajuda no processo de limpeza.
Chá-verde: Ativa as enzimas que ajudam na metabolização das toxinas
Verduras Crucíferas: Responsáveis ativar enzimas e eliminar as toxinas, tais como: Couve de Bruxelas, brócolis, aspargos.
Oleaginosas (castanha-de-caju, noz, castanha-do-brasil, amêndoa): são fontes de selênio, de manganês, de vitamina E, de minerais e de vitaminas importantes para o processo de desintoxicação.
Maçã: Super ação adstringente, ativa a liberação da bílis e elimina toxinas.
Gengibre, açafrão, cominho: essas especiarias atuam diretamente na desintoxicação, possuem ação anti-inflamatória e aumentam a imunidade. O gengibre pode ser utilizado na forma de chá ou adicionado em sucos, em vitaminas e em receitas de saladas.
Lentilhas: fornecem fibras solúveis e insolúveis, ideais para estabilizar o nível de açúcar no sangue, além de terem importante papel no processo de desintoxicação dos intestinos.
Limão e lima: as frutas são ricas em vitamina C e possui ação alcalinizante, rico em terpeno, substância que ajuda o fígado a se livrar de impurezas.
Cebola: rica em vitamina C, em manganês e em vitaminas B6 e B9, ótima fonte de potássio.