PSORÍASE TEM TRATAMENTO - #combataadesinformação

November 16, 2017

O assunto é de extrema importância, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou no início do mês de Outubro de 2017 uma campanha para os pacientes que sofrem com a doença para que possam ter acesso às informações e aos tratamentos disponíveis.

Psoríase é uma doença de pele sistêmica, autoimune mediada por células T específicas da pele, envolvendo a hiperqueratose e para queratose com prevalência entre 1% e 2% entre a população mundial.

Envolve ainda a ativação e migração anormal de células T CD4+ e CD8+ na pele e eventual agregação de células inflamatórias, seguido do desenvolvimento de uma placa característica da psoríase.

Sabemos que existem diferentes formas da doença e pode variar em sua manifestação ou severidade através de uma combinação entre a predisposição genética e a epigenética. Os gatilhos para a doença entrar em atividade são vários, como fatores ambientais, alimentação, estresse, traumas físicos, fumo, infecções, banhos longos e quentes, uso de algumas medicações, entre outros. Quando estes sintomas aparecem, geralmente o paciente começa a sentir coceira, ardência e descamação da pele, além de muito ressecamento.

O tipo mais comum de Psoríase é a Vulgar, que afeta aproximadamente 85% a 90% dos casos e geralmente manifesta-se na pele, couro cabeludo e unhas. Pode ainda afetar devido à inflamação crônica, outros órgãos e articulações, conhecida como Artrite Psoriática.

Existe ainda a Psoríase Guttata: Provoca lesões menores que 1 cm. Acomete crianças ou jovens adultos e geralmente afeta as seguintes regiões: dorso, pernas e às vezes o couro cabeludo.

Psoríase Eritrodérmica: Muito pouco frequente. Afeta 90% da pele e causa desde eritema à Descamação.

Psoríase artrítica: causa Inflamação crônica das articulações com dor, vermelhidão e inchaço nas articulações. Se não for tratada provoca danos irreversíveis nas articulações.

Psoríase do couro cabeludo:  Muito comum: 50% a 80% dos pacientes, acomete testa, nuca e orelhas.

Psoríase ungueal: Acomete em geral as unhas dos pés e das mãos.

Psoríase invertida: Forma lesões em pregas nas axilas, área submamária e  interglúteos. Promove eritema a descamação (mínima).

A psoríase pode aparecer em qualquer época, mas é mais comum entre 30 e 40 anos de idade. Muitas vezes ela é confundida com outras doenças de pele como a Dermatite. Mas vale lembrar que alguns fatores são primordiais para se obter um diagnóstico correto.

O paciente com Psoríase ao coçar a pele geralmente ocorre uma descamação e a região fica super avermelhada e como o processo de multiplicação de células acontece de forma acelerada e contínua neste caso, ocorre ainda a formação de placas na pele.

Já as Dermatites de pele formam lesões mais úmidas, ás vezes com pequenas bolhas e posteriormente, se não cuidada, elas podem também formar placas, por isso a confusão de diagnósticos.

A Psoríase tem tratamento e controle, momentos de estabilização, melhoras ou pioras. A informação e o diagnóstico é a melhor forma de se controlar a doença.

Em casos leves ou moderados da doença o tratamento pode ser realizado através de medicamentos indicados pelo Dermatologista e controlado através de muita hidratação e exposição ao Sol.

A Indústria Cosmética antenada ao assunto vem estudando e pesquisando há muito tempo ativos cada vez mais eficientes que possam compor formulações que beneficiem e protejam principalmente a função barreira da pele.

A Mezzo acaba de lançar Inverse C Foam Infusion, o primeiro Sabonete de vitamina C 100% glicoestável com Esqualeno e Ceramidas na formulação, duo de ativos que trabalham na importância da preservação da pele, hidratando, protegendo e equilibrando a função barreira.

Saiba mais:

As Ceramidas  fazem parte da barreira lipídica, são componentes naturais do estrato córneo. Sabemos que com o tempo e principalmente em casos de psoríase a quantidade de ceramidas decresce e surge a necessidade de fazer a reposição.

A barreira lipídica da pele, incluindo as ceramidas,  é o escudo contra a oxidação ambiental e funciona como principal barreira contra infecção microbiana  e outros problemas que possam surgir.  Estudos confirmam um declínio do teor de ceramida no envelhecimento da pele humana, possivelmente devido a um declínio na atividade da enzima que ajuda a fornecer ceramidas na forma utilizável para a pele (J Dermatol Sci. 1990 Mar;1(2):79-83.)

Já o esqualeno é considerado um Hidratante natural do corpo, isso porque ele é capaz de se incorporar de forma natural nas camadas profundas da epiderme, tornando-o num excelente protetor contra a desidratação, condição essencial e imprescindível para uma pele que sofre com a Psoríase.

O Esqualeno é um óleo natural que pode ser encontrado em diversos alimentos como os óleos de planta (azeitonas verdes e gérmen de trigo), carnes, e óleos de alguns peixes, e ainda no sebo humano.

A fonte mais rica deste óleo é proveniente de uma raça de tubarão que vive em águas profundas de Okinawa (tubarão Squalideos).

Encontrado também no corpo humano, mais precisamente na barreira lipídica, proporciona hidratação, jovialidade e elasticidade.

Hoje vivemos na Era da Inflamação, cada vez mais estressante, corrido e com hábitos de vida menos saudáveis levando o nosso organismo a sofrer uma redução na quantidade de oxigênio nas células dos nossos tecidos.

Existem vários estudos que indicam que o Esqualeno tem um papel fundamental na proteção contra as doenças crônicas. Inicialmente ele foi usado para tratar diabetes e Tuberculose em Hospitais de Tokyo. Os estudos conduzidos na universidade da Escola de Medicina de Miami mostraram que o sérum do tubarão contém uma variedade original de anticorpos, que podem destruir diferentes tipos de células cancerígenas. Mesmo como uma ajuda no tratamento tradicional de radiação contra o cancro, o esqualeno pode ter outros benefícios. Em alguns estudos realizados com ratos verificou-se que estes ficavam mais imunes aos tóxicos e à radiação, quando alimentados com uma dieta com 2% de suplemento de Esqualeno. Também se anotou que o Esqualeno tem algumas propriedades antifúngicas, que o tornam eficaz na candídiase.

Inverse C Foam Infusion é uma excelente opção para o uso diário em peles sensíveis com Psoríase para o equilíbrio da função barreira.

Share on Twitter