RELAÇÃO ENTRE ESTRESSE OXIDATIVO E ENVELHECIMENTO DA PELE

December 27, 2017

 

O envelhecimento cutâneo pode ocorrer de duas formas: Natural – envelhecimento intrínseco e por fatores externos – envelhecimento extrínseco. O oxigênio é essencial para o funcionamento do corpo: é ele quem permite que o corpo produza energia, através de um processo conhecido como metabolismo oxidativo. Ao longo deste processo, são liberados elementos conhecidos como radicais livres. Trata-se de moléculas instáveis, que perdem um elétron nas interações com outras moléculas que estão ao seu redor.
 

Podemos destacar a formação dos radicais livres como uma das principais causas do envelhecimento quando estes se apresentam em excesso em relação às defesas antioxidantes próprias do organismo, geram um desequilíbrio entre a produção e a remoção das espécies reativas prejudiciais para o organismo, dando origem ao estresse oxidativo que tem efeitos nocivos sobre todas as células do organismo.


O estresse oxidativo causa danos às macromoléculas, tais como ácidos nucléicos, proteínas e lipídios.

Estes efeitos são visíveis à pele, uma vez que os radicais livres induzem a diminuição da produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, tornando a pele menos firme, com menos elasticidade, menos hidratada e muito mais propícia à formação de rugas, além de contribuir para a formação de manchas através dos danos causados às membranas celulares.


Podemos falar sobre vários fatores ambientais que levam ao desequilívrio oxidativo, como por exemplo a poluição do ar. As partículas inaladas promovem uma resposta inflamatória nos alvéolos, podendo até causar uma inflamação sistêmica com efeitos cardiovasculares.

Outros elementos também contribuem para o aumento de produção de radiciais livres no corpo, são eles: álcool em excesso,Estresse emocional, Fumo e principalmente a exposição à radiação UV , que pode causar ainda importantes alterações genéticas e epigenéticas, eritema, inflamações, rugas e até câncer de pele.
 

A saúde da pele depende muito de Nutrição, Hidratação, suplementação oral e Antioxidantes, este último, fundamental para a neutralização dos radicais livres e podem ser adquiridos através de uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, ou ainda por  meio do consumo de suplementos antioxidantes ou Dermocosméticos.
 

Saiba onde encontrar estas vitaminas na alimentação:

  1. Vitamina C: encontrada em frutas cítricas e vegetais verde escuros;

  2. Vitamina A: super rica em cenouras e abóboras;

  3. Vitamina E: presente em grãos (arroz, milho), oleaginosas (amêndoas, nozes, castanha) e alguns vegetais;

  4. Flavonóide: através especialmente das uvas;

  5. Licopeno: obtida pelo tomate;

  6. Selênio: encontrado na castanha do pará, carnes vermelhas e brancas;

  7. Zinco: presente principalmente nas carnes vermelhas e brancas, leite, cereais integrais, feijões e nozes.


O uso do Filtro Solar diariamente é imprescindível para a saúde da pele.

Existem diversas opções de Antioxidantes de uso tópico e regular na área da Estética para atuações preventivas com grandes concentrações de Vitamina C. Formulações em séruns são melhores absorvidas e aumentam a permeação cutânea. A Mezzo possui uma linha específica de Vitamina C para o cuidado e prevenção diária da pele.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload