Você sabia que existem ativos que compõe alguns dermocosméticos que são, comprovadamente, mais eficazes, pois possuem componentes deglicantes em sua formulação? São produtos que contribuem para reverter o processo de glicação avançada provocado pelo consumo de grandes quantidades de açúcar, mesmo que essa dieta tenha sido mantida por anos.
Por isso, não podemos falar sobre o envelhecimento ou abordar tratamentos eficazes para rejuvenescer a pele sem abordar o tema dieta. Isso porque o estilo de vida adotado e os alimentos consumidos são fatores relacionados à saúde da pele, principalmente em longo prazo.
Assim, antes de compartilhar as minhas dicas com você, entenda como alguns ingredientes presentes na sua alimentação exercem influência direta sobre o envelhecimento da sua pele, contribuindo para que ela perca a elasticidade, brilho e firmeza naturais. Vamos lá!
Como os alimentos podem influenciar os processos envolvidos no envelhecimento do organismo?
A dieta desempenha um papel central na forma como o organismo envelhece. As facilidades da vida moderna trouxeram muitos hábitos alimentares ricos em gorduras e açúcares, principalmente das comidas industrializadas, que ultrapassam as taxas recomendadas por médicos e nutricionistas.
Assim, o consumo de açúcar, seja na sua forma pura ou através de alimentos como os pães, pizzas, massas, arroz e outros pratos que contenham farinhas, é presente em quase todas as refeições feitas diariamente, o que gera um consumo excessivo desse ingrediente.
Como o excesso de açúcar e gordura provoca a glicação?
Entre os problemas causados por esses hábitos pouco saudáveis, por exemplo, estão os inúmeros desequilíbrios causados no organismo: diabetes, colesterol, cáries dentárias, pressão alta, entre outros.
Grande parte das pessoas sabe dos prejuízos que o açúcar traz para a saúde. Entretanto, não é muito difundida a informação de que o açúcar contribui - e muito - para outro fator: o envelhecimento acelerado.
Contudo, é importante ressaltar que o açúcar não é o único responsável por um envelhecimento mais acelerado. Os alimentos ricos em gorduras trans e saturadas também contribuem para a glicação. Os defumados e pratos industrializados prontos que apresentam diversos corantes e componentes artificiais são igualmente prejudiciais.
Por que isso acontece? Quando ingerimos o açúcar e ele cai na corrente sanguínea há um aumento exagerado de glicose que, por sua vez, começa a se aderir às proteínas estruturais como o colágeno e a elastina, que estão envolvidas em diversos processos biológicos.
Essas ações são naturais e fazem parte de um organismo saudável, entretanto, se a glicose for produzida em excesso surge um desequilíbrio que acelera a degeneração das proteínas de colágeno e elastina que estão presentes em maior quantidade na derme, uma das camadas da pele.
Qual é o papel da glicação no envelhecimento da pele?
As camadas da pele são semelhantes a um colchão de molas ensacadas: enquanto todos os componentes estão intactos, o conforto é completo, mas quando há um desgaste em uma das estruturas, o almofadado não é mais tão firme e macio como antes.
O colágeno e a elastina funcionam da mesma maneira: com o passar do tempo essas proteínas passam por uma degeneração natural e gradual, entretanto, o excesso de açúcar faz com que esse processo seja acelerado.
Imagine diversas moléculas de glicose se aderindo às fibras de colágeno e enrijecendo-as: o que acontece a seguir é a perda parcial da maleabilidade que uma pele jovem costuma ter.
Todos nós iremos vivenciar esse processo, pois se trata de algo natural e previsível, mas as atitudes adotadas no decorrer do caminho podem fazer uma diferença que seja, realmente, significativa para atrasar essa degeneração da pele.
Além disso, é importante ressaltar que os efeitos do consumo de açúcar na pele aparecem com o passar do tempo. Se eu beber, por exemplo, um copo de suco de laranja, em alguns dias o meu organismo iniciará o processo de glicação, que em excesso pode prejudicar a formação do colágeno e tornar a pele flácida.
O que é a glicação avançada?
A glicação é uma das principais causas de envelhecimento cutâneo que ocorre quando o excesso de moléculas de glicose se liga as fibras de colágeno e elastina, promovendo os Age´s, responsáveis pelo enrijecimento e degradação das fibras dérmicas, perda de elasticidade e formação de rugas.
Os agentes glicantes são encontrados principalmente em alimentos açucarados, o que significa que o consumo de açúcar pode acelerar o envelhecimento da pele.
A pele quando vítima da glicação sofre muito e apresenta diversos sinais, além de rugas e linhas de expressão, podemos destacar o tom amarelado e sem vida.
Não podemos dizer que somente o açúcar é o único responsável por glicêmico desencadear este processo, ingerir carboidratos em excesso ou alimentos com alto índice ou ainda ricos em gordura saturada ou trans também favorecem a reação de Glicação, além de produtos defumados ou prontos, que já possuem AGEs em sua composição devido a adição de corantes, conservantes entre outros que favorecem o envelhecimento da pele.
Hoje já temos Dermocosméticos no mercado com uma proposta de tratamento, prevenção e reversão da glicação avançada em 20 anos.
Conheça alguns ativos que atuam diretamente neste processo de prevensão e reversão da glicação avançada:








A Mezzo Dermocosméticos lançou recentemente a linha Coll Repair, um sistema de tratamento de prevenção e reversão da Glicação Avançada. Atua em 3 passos, em diferentes níveis: Epiderme, União Dermo-epidérmica e Derme
Formulado com uma potente combinação de ativos, possui Tecnologia Desglic Reverse, através de uma ação desglicante e antiglicante reverte a Reação de Maillard na pele (Glicação), uma das principais causas de envelhecimento cutâneo.
O que é Collrepair (Tecnologia Desglic Reverse)?
Desenvolvido pela química alemã Basf, o desglicante Collrepair™ DG é um blend, que combina uma molécula pura (niacina – vitamina B3) com um ingrediente natural (Salvia miltiorrhiza). Juntos, esses ativos são capazes de tornar a pele mais jovem. Um estudo clínico comprovou que o ingrediente consegue reverter em 20 anos o colágeno que foi perdido. Outro estudo clínico, feito por quatro meses com mulheres entre 45 e 60 anos, mostrou que o ativo é capaz de melhorar em 6% a elasticidade da pele e em 6% a sua tonalidade, o que corresponde a um rejuvenescimento de 17 anos na aparência cutânea.
Benefícios:
Cientistas acabam de desenvolver o primeiro ativo cosmético no mundo capaz de reverter o processo de glicação. Ele ocorre quando uma molécula de glicose se une a uma de proteína (como colágeno e elastina da pele), deixando essas proteínas sem função. O consumo de açúcar é um dos principais fatores que desencadeiam esse processo. “Como essas proteínas são responsáveis por manter a pele firme e jovem, essa desestabilização promove a formação de rugas e causa a perda de elasticidade e tonicidade da pele, além de deixa-la mais amarelada”,
Coll Repair preenche e diminui as rugas, previne a formação de novas, reverte os efeitos do açúcar na pele, promove clareamento, reduz a aparência amarelada da pele e devolve jovialidade e luminosidade ao tecido. Resultados visíveis na primeira aplicação.

Cada vez mais a rotina de cuidados com produtos antiglicantes torna-se indispensável no dia a dia para se manter uma pele sempre jovem, com viço e blindada contra os efeitos do açúcar, além é claro de uma alimentação saudável e balanceada.
Não tem como errar! Combinando uma alimentação saudável e os dermocosméticos certos você vai ter uma pele linda! Acesse o link e encontre a solução para rejuvenescer 20 anos