Tipos de Rugas, Tratamentos e Prevenção

April 2, 2019

 

No entanto, entendemos que as rugas podem diminuir a sua beleza e fazer você parecer ainda mais envelhecida. Hoje temos várias opções em tratamentos no mercado com excelentes Dermocosméticos.

 

Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre o que são as rugas e descobrir as diferenças entre as rugas dinâmicas e estáticas. Além disso, vamos explicar como solucionar tudo isso no seu dia a dia!

 

E então, vamos lá?

 

A diferença entre as rugas dinâmicas e estáticas

 

Será que você sabe diferenciar rugas dinâmicas e estáticas, como evitar (e tratar) cada uma delas? Se está lendo este artigo, provavelmente não. Mas, não se preocupe, é para isso que estamos aqui.

 

Rugas dinâmicas aparecem ao expressar emoções, como medo, preocupação, alegria, tristeza ou surpresa. Você percebe a definição dessas linhas quando sorri, franze a testa, chora ou quando está falando. As rugas dinâmicas desaparecem tão rapidamente quanto aparecem. Uma vez que a emoção passa e seu rosto fica neutro, você não vai notá-las.

 

Rugas estáticas, por outro lado, permanecem no rosto mesmo depois que nossos músculos faciais relaxam — e tendem a se aprofundar com a idade.

 

À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui e faz com que a pele perca a elasticidade. Como resultado, rugas dinâmicas, como linhas de sorriso ao redor do nariz e da boca podem se tornar rugas estáticas. Linhas finas e rugas podem ser ainda mais enfatizadas pela genética, tabagismo e uma dieta pobre.

 

A importância de cuidar da pele

 

Um dos principais motivos para a formação de rugas estáticas é a perda de colágeno e elastina, um processo natural que ocorre com todas as pessoas à medida que envelhecemos. Podemos comparar com as molas do nosso colchão — quanto mais o tempo passa, menor é a elasticidade dessas estruturas.

 

Outro detalhe: perdemos água em grande quantidade, o que causa um impacto substancial na regeneração das proteínas que compõem a pele. Por isso, a hidratação é essencial, não apenas a tópica (como o uso de cremes e loções hidratantes), mas a hidratação oral realizada com a ingestão de grandes quantidades de água limpa e fresca.

 

O açúcar ingerido em excesso também pode acelerar o processo de formação de rugas estáticas. Isso acontece porque o açúcar reduz significativamente o colágeno e a elastina da pele, degradando e envelhecendo todas as camadas do tecido epitelial.

 

Por isso, o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico são substâncias fundamentais que nós perdemos gradativamente com o passar do tempo — e é justamente a carência desses elementos que formam as famosas rugas estáticas.

 

Tratamento para rugas dinâmicas 

 

Quando se fala em melhorar as linhas de expressão, logo pensamos em tratamento com BOTOX (também conhecido como toxina botulínica), e não é à toa. O BOTOX é uma solução eficiente para relaxar e suavizar as rugas dinâmicas para que essas marcas não se transformem, lá no futuro, em rugas estáticas. O BOTOX é administrado com injeções que paralisam temporariamente a fonte do movimento, um processo que evita que as linhas dinâmicas fiquem muito evidentes.

 

Uma outra opção é o uso tópico, hoje em dia temos Dermocosméticos com ativos multifuncionais eficientes que atuam na prevenção e reversão das rugas.

 

Podemos citar alguns ativos, tais como:

 

• Syn-Ake: Um óleo tri-peptídeo sintético obtido a partir do veneno da serpente Tropidolaemus wagleri, promove o relaxamento do tecido e reduz as rugas mímicas por inibir as contrações musculares.

 

• Silício: Atua na produção de colágeno e sustentação da pele.

 

• Ácido hialurônico de baixo peso molecular: Preenche instantâneamente as rugas e marcas de expressões.

 

• Pentacare: Composto por proteínas hidrolisadas do glúten de trigo e galactomananas, suaviza o relevo cutâneo, eliminando rugas finas. Forma um filme tensor que mantém a elasticidade, a aderência e hidratação da pele.

 

• Lakesis: É um óleo obtido da Pistacia bentiscus, uma árvore nativa da Ilha de Orrios (Grécia). Lakesis aumenta a síntese da proteína da juventude (Klotho e Foxo) em todas as fases do envelhecimento da pele, revertendo este processo e promovendo a redensificação dérmica. Sendo assim recupera a elasticidade e a tonalidade da pele.

 

• SynColl: É composto por um pequeno peptídeo de seqüência única que imita o mecanismo do corpo para produzir colágeno via TGF-Beta (fator de crescimento tissular). Bioativo de alta penetração que remove qualquer tipo de ruga e repara as marcas de expressão.

 

Nanofactor EGF, fator de crescimento epidermal e TGFB-3 entre outros, que juntos são capazes de preencher sulcos e rugas profundas, reestabelecendo assim a hidratação natural da pele.

 

Tratamento para rugas estáticas

 

O tratamento para as rugas estáticas é um pouco mais complexo, mas temos algumas opções que promovem excelentes resultados, principalmente quando associadas a produtos de qualidade, como no caso da técnica de microagulhamento associada ao drug delivery.

 

O Microagulhamento é uma técnica composta por um sistema de rolamento de inúmeras microagulhas que geram centenas de microlesões na pele "Esta ação desencadeia mediadores químicos que estimulam os fibroblastos (célula do tecido conjuntivo) a produzirem mais colágenos e elastina para restaurar a pele danificada. Quando associado à Dermocosméticos com fatores de crescimento, existe um na produção dessas substâncias, toda a pele é reestruturada e beneficiada com a reorganização das fibras internas, o que leva à diminuição das rugas, resultando em uma pele mais firme e com mais viço.

 

 A radiofrequência também é uma excelente opção para associar a protocolos de rejuvenescimento, além da Luz intensa pulsada, um outro recurso estético para o tratamento de rugas estáticas.

 

Importante sempre procurar um profissional da área para indicar e prescrever o melhor tratamento.

 

Importante: O tratamento home care, aquele feito em casa é uma extensão do protocolo realizado com o seu profissional e a garantia do melhor resultado.

 

Agora que você já sabe a diferença entre rugas dinâmicas e estáticas e como tratá-las, conheça a linha completa de produtos antirrugas considerados os melhores de 2018

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload