Como proteger a pele o ano todo

April 4, 2019

Muitas pessoas, especialmente as que têm uma pele clara e sensível, questionam se o filtro solar de uso oral tem a mesma efetividade que o filtro solar tópico, aquele que é aplicado na pele.

 

Por isso, vamos analisar detalhadamente quais são as diferenças entre os dois tipos de filtros solar e em quais casos cada um deles é indicado. Além disso, esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao uso de fotoprotetores e quais são as considerações que devem ser feitas antes de utilizá-los. Continue a leitura!

 

O filtro solar oral pode substituir o filtro solar tópico?

 

Essa pergunta é muito comum e a resposta correta, sem rodeios é: não. O filtro de uso oral deve ser complementar ao uso do filtro solar de uso tópico. Entretanto, como sabemos, o sol é o pior inimigo da pele e da saúde: o número de pessoas que desenvolveram câncer de pele aumentou consideravelmente.

 

Por isso, para as pessoas que têm pele clara e sensível ou sofrem com melasmas que não conseguem controlar, a utilização do filtro solar de uso oral em conjunto com o de uso tópico é o mais indicado. Dessa forma, é possível reforçar a proteção de duas maneiras diferentes e que se complementam.

 

Uma das maiores descobertas científicas do século na área da cosmetologia foi o filtro solar. O seu uso deve ser diário: é equivalente ao hábito de escovar os dentes.

 

Assim, sabendo dos malefícios que a exposição ao sol pode provocar na pele com o foto envelhecimento, é importante utilizar esses recursos para garantir a proteção contra possíveis manchas e, em casos mais graves, o desenvolvimento do câncer de pele. Portanto, estar protegido de todas as formas: tanto com o in, que é o oral, quanto o out, que é o uso tópico.

 

Será que essas cápsulas de filtro solar realmente funcionam?

 

Para compreender de uma forma mais objetiva a eficácia do filtro solar, vamos descrever como essas cápsulas funcionam. Você irá ingerir um antioxidante que vai, gradualmente, se depositando na extremidade da sua pele, pois esse órgão tem diversas camadas, sendo a epiderme a mais superficial.

 

E aqui vai uma dica: se você pretende utilizar o filtro solar para ir à praia, por exemplo, em um determinado momento do ano (talvez no mês de dezembro), é necessário que inicie a ingestão das cápsulas de filtro solar de 30 a 60 dias antes da sua viagem para que elas formem uma espécie de depósito na extremidade da sua pele.

 

Esse “depósito” de antioxidantes, conforme o uso prolongado, provoca um efeito de guarda-sol em sua pele, protegendo-a natural e integralmente. Os antioxidantes contribuem para a proteção da sua pele de diversas maneiras. Uma delas é combatendo os radicais livres.

 

E qualquer antioxidante serve como efeito protetor?

 

Você pode se perguntar: se o filtro solar oral é um antioxidante, será que qualquer antioxidante tem o efeito fotoprotetor? Qual é o melhor antioxidante para esse fim? A resposta é uma substância bem conhecida: a vitamina C - apesar de ela não ser considerada como protetor solar oral.

 

Atualmente, existem alguns ativos consagrados como fotoprotetores e que tiveram a sua eficácia comprovada como filtro solar oral. Um deles é o Polypodium Leucotomos, rico em polifenóis que vão se depositando na extremidade da pele para aumentar a proteção contra os malefícios da exposição ao sol.

 

Outros que são considerados consagrados na cosmetologia são o Betacaroteno e o Licopeno, muito utilizados também como um artigo funcional. Além do efeito antioxidante, essas substâncias também combatem os radicais livres.

 

Como são gerados os radicais livres?

 

Toda as vezes em que há a exposição ao sol, a radiação solar propicia a geração de vários radicais livres que se comportam de uma forma específica: atacando as células até que aconteça a apoptose, que é a morte celular, um processo natural e vital para a vida de diversos seres vivos, não apenas a humana.

 

Entretanto, também é devido a esse processo que ocorrem as mutações genéticas e, consequentemente, os diversos tipos de cânceres, incluindo o de pele. Então, ao utilizar esse tipo de substância antioxidante, há uma proteção não apenas em relação aos radicais livres, mas também o fortalecimento da “função barreira” da pele.

 

O que é essa função barreira?

 

A função barreira é similar a uma construção, por isso, o processo de fortalecimento da função barreira que é favorecido pelo uso de antioxidantes pode ser comparado à construção de uma casa. Inicia-se com um tijolo por vez e, em seguida, há o complemento com cimento e outros materiais. Contudo, para que o seu imóvel fique com a arquitetura planejada inicialmente é preciso a aplicação de gesso e outros tipos de materiais de finalização.

 

O filtro solar oral funciona de uma maneira muito similar ao exemplo utilizado. A sua função é fortalecer as barreiras de uma forma funcional para que a pele permaneça protegida mesmo nos momentos em que estiver exposta às agressões do sol e outros malefícios de efeito cascata.

Por isso, é importante reforçar a necessidade de utilizar os filtros solares em conjunto, principalmente por pessoas que têm a pele muito clara e, assim, mais sensível à luz solar. No caso de ida à praia e outros ambientes propícios à exposição solar, a ingestão antecipada das cápsulas, pelo menos 30 a 60 dias antes, deve ser seguida à risca para que a proteção seja efetiva.

 

Qual é a principal diferença entre os dois tipos de filtros solares?

 

Por fim, o reforço da dica mencionada no início do texto: os filtro solares de uso oral não podem ser substitutos dos filtros solares de uso tópico. É necessária a utilização concomitantemente dos dois tipos de fotoprotetores.

 

O filtro tópico bloqueia 99% da radiação por ser aplicado diretamente na pele, além disso, é um importante recurso para prevenção de manchas e outras ameaças. Entretanto, o filtro solar oral tem um importante papel a desempenhar no combate aos radicais livres e no reforço da função barreira.

 

Garanta a proteção da sua pele. Nós podemos ajudar: conheça a nossa linha de protetores solares!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload